Diário da Depressão 002 – Barco a Velas

sailing-boat-444266_960_720

Assumir a depressão não é como assumir uma gripe. Gripe é comum, conhecida e física. Doenças da mente e da alma tendem a nos referenciar como frágeis no universo popular, que tange a ignorância. Eu tenho medo de errar. Medo de amanhã não me sustentar. De não corresponder as expectativas que eu mesmo crio. As vezes eu só quero mesmo ficar deitado como um cãozinho de apartamento. Imerso em uma vida medíocre onde ninguém queira saber de mim. Mas, só de pensar que ninguém quer saber de mim já me causa um desespero horripilante.

Eu não dou carente. Não, não é o que você está pensando. Pra ser honesto, tenho as melhores pessoas do mundo ao meu lado. Sério. As melhores! O problema não externo. Nunca é. O problema são os monstrinhos que criamos dentro de nós, os alimentando com nossa demasiada expectativa no amanhã. E o amanhã, a quem pertence? Pertence ao acaso. OK, também tem a ver com o que plantamos hoje. Com planejamento. Mas, como planejar na incerteza do caos que é o universo?

Enfim, eu sei bem que o que eu preciso fazer é não me preocupar muito com as mazelas da vida. Com essa coisa de planejar demais o futuro. Ouvi isso da moça que me vendeu um produto pra hidratar o cabelo, acredita? Ela me disse que meu cabelo devia estar muito seco porque eu estaria muito estressado ou deprimido. Ouvi o sermão dela de 2 minutos apenas consentindo com a cabeça. Mal sabia ela que estava me descrevendo melhor do que meus próprios parentes. Bem, contudo, sobre esse papo todo de planejar, não estou dizendo que não devamos planejar, mas que não devemos achar que é o fim do mundo caso o vento comece a ventar para outra direção. Nessa vida, as vezes somos como barco a velas. Deixe a brisa que acaricia seu rosto te guiar.

Talvez você queira ler a parte 1 desses relatos sobre como é viver como depressão:

Diário da Depressão 001 – O Sorriso do Coringa

Até a próxima.

Deixe um comentário

